terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Pernil de cordeiro ou cabrito - para lembrar Santa Ines a cordeirinha de Jesus




Pernil de cordeiro ou cabrito


Toda dona-de-casa se esmera em tornar o ambiente familiar o mais atraente possível. E, para isso, dispõe de um precioso meio: a boa mesa.
Em matéria culinária, como é sabido, a variedade agrada. Assim, sugerimos um prato pouco comum, mas muito saboroso: pernil de cordeiro ou cabrito.
O modo de preparo requer um pouco de paciência, mas compensa o esforço. É muito importante pôr o pernil em marinada com antecipação. E assá-lo devagar, para evitar que a carne fique ressequida. O ideal, tendo disponibilidade, é usar forno a lenha.
Dois conselhos muito úteis: ao comprar o pernil, peça ao açougueiro para tirar as glândulas, pois elas dão-lhe um sabor amargo; de preferência, use vinho tinto de boa qualidade, porque ele dará um matiz especial ao sabor do prato.
Por fim, um lembrete importante: a boa apresentação, a beleza valoriza enormemente o que é servido, pois a refeição se torna também um alimento para o espírito...


Ingredientes

1 pernil de cordeiro ou cabrito / vinho tinto seco (pelo menos 1 litro) / 3 colheres (sopa) de sal / 3 colheres (sopa) de azeite / 3 colheres (sopa) de vinagre / 1 maço de alecrim / 2 cebolas médias / 4 dentes de alho / 5 colheres (sopa) de manteiga / 1 maço grande de hortelã.

Modo de preparo

Limpe bem o pernil. Junte o vinho, o sal, o azeite, o vinagre, o alecrim, as cebolas e os dentes de alho bem picados. Mergulhe o pernil nesse tempero e deixe marinando por três dias na geladeira. Vire-o de vez em quando.
Unte uma assadeira com manteiga. Retire o pernil do tempero e ponha-o sobre ela. Cubra a assadeira com papel alumínio e deixe-a em forno moderado por três horas. De vez em quando, derrame sobre ele um pouco do tempero, procurando evitar que o fundo da assadeira queime.
Tire o pernil do forno e coloque-o numa travessa.
Para obter um excelente molho, pique a hortelã com os dedos (isto evitará que fique escura), e separe-a numa tigela pequena. Despeje meio copo de água e o restante do tempero na assadeira, leve-a ao fogo, raspe bem o fundo, e verta este caldo sobre a hortelã picada.
Sirva o pernil acompanhado de batatas assadas e brócolis cozidos, refogados em alho e óleo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário